VOCÊ SABIA QUE FOI ZEINHA QUEM LEVOU EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA) DE COMUNIDADES RURAIS DE IGUARACY?


Governo dos esquecidos: Prefeitura de Iguaracy levou oportunidade de estudos a várias pessoas das comunidades rurais.

VEJA MATÉRIAS RELACIONADAS:

Prefeitura de Iguaracy investe na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na zona rural do município. Sítio Caroá é o primeiro a ser beneficiado.
Março/2019
O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, deu uma excelente notícia que trará esperança para vários moradores da zona rural do município e que sonham em estudar. O EJA - Educação do Jovens e Adultos será levado para as comunidades rurais. A primeira unidade será no Sítio Caroá, onde haverá uma turma a noite, com 26 alunos estudando. O prefeito não esconde sua alegria em poder proporcionar para a população rural tamanho benefício: "Isto é maravilhoso... A gente tem investido muito na educação do nosso município, e a gente fica feliz quando a educação chega na zona rural, quando chega naquelas pessoas que estão com vontade de estudar e aprender, e é isto que a gente quer". O prefeito adiantou ainda, que todos estes alunos receberão da gestão kits escolares, fardamento e também merenda.
Desde o início da gestão do prefeito Zeinha, o governo vem buscando melhorar cada vez mais a educação no municipio não apenas em relação as crianças e adolescentes que estão matriculados da rede normal de ensino, mas como também voltado na educação dos jovens e adultos, esta ação, beneficia aqueles que residem o mais afastado da sede e dos distritos.
Nesta última segunda-feira, dia 11 de março, foi iniciado o programa de Educação de Jovens e Adultos na comunidade do Caroá, na Escola Daniel Gomes, onde 26 alunos estão tendo a oportunidade de estudar, e isto é muito gratificante para o Governo Municipal, em poder dar esta acessibilidade a educação, para estas pessoas.
Comunidades como Caldeirões e Ramada da Quixabeira também estarão entrando no projeto no próximo dia 28 de março, onde será iniciado uma outra turma com 25 alunos participando. 
 

Prefeitura implanta EJA na comunidade dos Caldeirões. Jovens e adultos receberam fardamentos e um kit com material escolar.

Abril/2019
Apesar de todos os problemas que existiam no passado e os que ainda existem no presente, há muito tempo é assegurado por lei o direito a educação, mas no município de Iguaracy, este direito não vinha sendo enxergado como deveria, mas a partir de agora, muitas pessoas que permaneceram excluídas da escola irão ter a oportunidade de estudar, isso graças a maneira de governar do prefeito Zeinha Torres, que através de uma gestão séria, chegou para valorizar o homem do campo e buscar atender suas necessidades e seus anseios.
O Prefeito, Zeinha Torres, na companhia da Secretária de Educação, Rita de Cássia, lançou nesta última quinta-feira, 28 de março de 2019, a segunda turma da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na zona rural do município, desta vez na comunidade dos Caldeirões onde a previsão é que entre vinte a trinta alunos se matriculem e realizem o sonho de estudar.
O Programa de Educação para Jovens e Adultos garante o direito a aprender, a ler e a escrever para todas as idades. Dar início a mais uma turma na zona rural foi uma conquista da gestão do prefeito Zeinha Torres, que vem trabalhando bastante para atender as necessidades das comunidades mais longínquas, principalmente as que são mais carentes da presença do poder público.
A zona rural detém um índice de pessoas que não tiveram chances de estudar bem mais elevado do que na zona urbana. Diante disso, ainda há muita gente excluída da escola e a Secretaria de Educação de Iguaracy reconhece a necessidade de reverter esse quadro, ou pelo menos minimizá-lo.
A Secretaria disponibilizou uma equipe para realizar as matrículas. A primeira unidade do Projeto EJA na zona rural foi dado início no dia 11 de março no Sítio Caroá. A unidade dos Caldeirões pela proximidade, atenderá ainda comunidades vizinhas a exemplo de Ramada da Quixabeira.
Além dos benefícios para educação, ainda surge a oportunidade de trabalho no local, já que priorizamos que professores e assistentes sejam da região.
Após um dia inteiro de luta no campo, a maioria dos agricultores desistem da escola diante da cansativa necessidade de terem que se deslocar diariamente para estudar na cidade.
O prefeito Zeinha Torres tem arregaçado as mangas e buscado servir a população de todas as formas possíveis. Graças aos seus esforços como um administrador que veio do povo e que também é amigo do povo, agora todos da comunidade dos Caldeirões e adjacências terão, sem dúvida, a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e terminar a fase de estudo do ensino regular no conforto de sua comunidade.
O Governo Municipal de Iguaracy, através da gestão do prefeito Zeinha Torres e da secretária de Educação Rita de Cássia e equipe, estão de parabéns por esta tão importante iniciativa, a população só tem a agradecer.