VOCÊ SABIA QUE FOI ZEINHA QUEM TROUXE O UFPE NO MEU QUINTAL COM UMA SÉRIE DE CURSOS E OFICINAS PARA IGUARACY?


Você sabia que a gestão do prefeito Zeinha Torres trouxe estudantes de todos os cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco para a cidade de Iguaracy, onde ofereceram cursos, palestras e capacitações para a população nas áreas de saúde, educação, justiça e cidadania, meio ambiente e tecnologias sociais.
VEJA MATÉRIAS RELACIONADAS

Reitor da UFPE, Anísio Brasileiro recebe comitiva da cidade de Iguaracy
Maio/2017

O reitor Anísio Brasileiro e o prefeito da cidade de Iguaracy (PE), José Torres, se reuniram na tarde de hoje (03), no Gabinete do Reitor, com o objetivo de estudar a realização de parcerias entre a Universidade e o município, localizado no Sertão do Pajeú. Entre os pontos abordados no encontro estavam a instalação de um polo de educação a distância (EAD) no município, a capacitação de servidores e outras iniciativas com foco no desenvolvimento da região.
No encontro, o prefeito estava acompanhado do secretário de Administração Marcos Henrique e do vereador Fábio Torres. Além do reitor Anísio Brasileiro, a UFPE foi representada pela pró-reitoria de Gestão Administrativa, a Iguaraciense Paula Albuquerque; pela chefe do Gabinete, Lenita Almeida; pelo assessor do reitor, professor Mariano Aragão; pelo assessor para Relações Institucionais, Paulo Roberto de Santana; pelo diretor do Centro Acadêmico de Vitória, José Eduardo Garcia; e pelo servidor Sérgio Matias. A reunião contou ainda com a presença do cantor Maciel Melo, natural do município de Iguaracy.

Governo Municipal recepciona em Jabitacá a Caravana da UFPE que ficará uma semana no município. Hoje às 20h haverá abertura do projeto na praça pública de Iguaracy.
Janeiro/ 2018
O prefeito Zeinha Torres, acompanhado de sua esposa e Primeira Dama do município, Mary Delanea, dos secretários municipais, coordenadores, diretores e demais equipe de governo, estiveram recepcionando nesta tarde deste domingo (28), a grande caravana da UFPE que irá desenvolver durante esta semana no município o projeto “UFPE no Meu Quintal”.
O ponto de acolhida foi nas margens da PE-275 no distrito de Jabitacá, onde a equipe do governo Zeinha deu as boas vindas aos alunos, professores e gestores na universidade.
Após a calorosa recepção, a comitiva desceu pelas ruas do distrito e conheceram a centenária Igreja da Imaculada Conceição.
A Escola Professora Judite Bezerra da Silva, juntamente com as demais escolas do município, foram todas pintadas e reformadas. Com cerca de 2 mil inscritos, a Secretária de Educação Rita de Cássia comemora o pontapé inicial que foi dado, segundo a secretária, ainda há oportunidade para novas inscrições que serão feitas no local dos eventos durante o decorrer dos mesmos.
Na ocasião, foi improvisado na Escola Judite Bezerra, uma recepção para acolher os visitantes, onde foi servido uma deliciosa feijoada.
A iguaraciense Niedja Paula é Pró-Reitora de Gestão Administrativa da Universidade, e sua influencia foi muito importante para que a caravana viesse a cidade de Iguaracy. A equipe é composta por 3 professores (José Eduardo, Adriano e Sergio), 58 monitores, a Pró-Reitora Paula e a Vice-Reitora, Professora Florisbela. 
 

Cerimônia de lançamento do projeto “UFPE no Meu Quintal” é realizada em Iguaracy dando início a uma semana de trabalhos.
Janeiro/2018
Aconteceu na noite desse domingo, dia 28 de janeiro de 2018, na Praça Antônio Rabelo de Iguaracy, a cerimônia de lançamento do projeto “UFPE no Meu Quintal”, onde numa ação extensionista a Universidade Federal de Pernambuco estará compartilhando com o município 34 oficinas das mais diversas áreas do conhecimento.
Em Iguaracy, o projeto conta com a participação de 58 estudantes de todos os cursos de graduação da Universidade, que irão oferecer gratuitamente cursos, palestras e capacitações para a população nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, tecnologias sociais, justiça e cidadania.
Estiveram presentes na solenidade representando o município, o prefeito José Torres Lopes filho, a Primeira-dama, Mary Delanea, vereadores, secretários, diretores e demais membros do governo municipal. Representando a UFPE se fizeram presentes a Vice-reitora, Florisbela Campos, a Pró-reitora de Assistência Estudantil, Ana Cabral, a Pró-reitora de extensão, Priscila Nunes, a Pró-reitora Administrativa, Paula Albuquerque, o Pró-reitor de Planejamento, Thiago Galvão e os Coordenadores do projeto, os professores Adriano Bento, Sérgio Matias e José Eduardo Garcia.
Estiveram participando das falas autoridades do Governo Municipal de Iguaracy e integrantes da Universidade.
Apresentações culturais e entrega de lembrancinhas fizeram parte da noite
A ideia do Programa UFPE no Meu Quintal é oferecer aos discentes selecionados a oportunidade de agregar novas vivências em educação experiencial, levando às populações carentes do interior do estado contribuições nas mais diversas áreas de formação. Desenvolvido pela Diretoria de Esporte, Lazer e Cultura (Delc) da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes).
Esta será a segunda edição do projeto, que começou no município de Tabira no ano passado, onde participaram do projeto 46 estudantes da Universidade, que realizaram 27 atividades no município. A experiência bem sucedida deu lugar à segunda edição, a ser realizada durante esta semana em Iguaracy.

Caboclo Sonhador e Coco de Roda do Quilombo dos Felipes animaram a noite de lançamento do projeto "UFPE no Meu Quintal
Janeiro/2018
Na ocasião do lançamento do projeto "UFPE no Meu Quintal", duas atrações culturais mostraram um pouco do que Iguaracy tem de melhor na área cultural.
A primeira atração ficou por conta do grupo de quadrilha junina "CABOCLO SONHADOR" que foi formada no ano passado com integrantes de Iguaracy e que se destaca por seus belíssimos e bem elaborados figurinos.
No evento, o grupo Caboclo Sonhador fez uma apresentação em homenagem ao cantor iguaraciense Maciel Melo e também a cidade de Iguaracy.
A segunda atração foi do COCO DE RODA da comunidade do QUILOMBO DOS HENRIQUES, e que tem em seus componentes crianças, jovens e adultos manifestando uma cultura secular que se origina das tradições históricas da escravidão.
Na segunda faixa da apresentação do Coco de Roda, o público presente foi convidado a cair no passo juntamente com a comunidade quilombola.
E assim foi encerrado com muito sucesso as apresentações culturais da noite debaixo de muitos aplausos dos monitores e representantes da UFPE. 
 

“Sai para a UFPE e hoje eu volto com a UFPE” disse a iguaraciense Niedja Paula. Prefeito Zeinha enaltece a conterrânea e diz que as portas estarão sempre abertas para quem quiser ajudar o município.
Janeiro/2018
A iguaraciense Niedja Paula Albuquerque, que é Pró-reitora Administrativa da Universidade Federal de Pernambuco, disse que ficou muito feliz e emocionada por ser uma das responsáveis por trazer o projeto "UFPE no Meu Quintal" para o município de Iguaracy. “Eu sai daqui há vinte e quatro anos, sai para a UFPE e hoje eu volto com a UFPE para a cidade de Iguaracy, e isto me deixa muito feliz, muito contente de poder ajudar de alguma forma o meu município”, disse.
Paula em suas palavras agradeceu as "estrelas do projeto" que são os professores Eduardo Garcia, Sérgio Matias e Adriano Bento que acreditaram e foram mentores do projeto, parabenizou pela concepção e agradeceu por terem topado chegar até a cidade de Iguaracy.
Paula agradeceu ainda a todos os estudantes que se submeteram aos editais e foram selecionados para estarem em Iguaracy, disse ter certeza que todos irão deixar muita coisa boa no município, mas que irão levar para a universidade e para as suas vidas, muita coisa boa também.
O prefeito Zeinha Torres, nas palavras dirigidas a conterrânea Niedja Paula, elogiou a mesma pela iniciativa, e disse que não foi apenas ela que ficou emocionada com a vinda da UFPE para Iguaracy, disse que ele também se emocionou e que sempre fica muito feliz quando pessoas de bem querem ajudar o município, disse que enquanto for prefeito, irá manter as portas sempre abertas para pessoas como ela que querem ajudar a Iguaracy. O prefeito disse que existe muita gente boa, inclusive muitos filhos de Iguaracy que antes tinham vontade de fazer algo pela cidade, mas sempre se deparavam com pessoas que colocavam dificuldades.
Zeinha disse considerar sua gestão abençoada por Deus, que é uma felicidade e um prazer em ter a Universidade Federal no município, "tantos outros municípios estão querendo e nós conseguimos logo no inicio no ano de 2018" disse o prefeito. Iguaracy é a segunda cidade do Estado de Pernambuco a ter o privilégio de receber a caravana.
O prefeito agradeceu a presença de todos, e pediu à comunidade que acolha com todo carinho a equipe da UFPE no município e que eles possam voltar a cidade novamente. Agradeceu a secretaria de educação Rita de Cássia pela organização e aos demais secretários que deram todo o apoio necessário juntamente com todos que estão ajudando para que o evento seja um sucesso.
 
Universidade e Prefeitura de Iguaracy comemoram legado do “UFPE no Meu Quintal”
Fevereiro/2018
O Projeto UFPE no Meu Quintal através de uma parceira realizada com o Governo Municipal de Iguaracy já pode ser considerado um grande sucesso em Iguaracy.
Isso, a partir das impressões da Secretária de Educação do município, Rita Mendes, do Coordenador de Cultura do PROAS (Pro Reitoria para Assuntos Entudantis), Sérgio Matias e do Coordenador do centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, José Eduardo Garcia. Eles estiveram no programa institucional da Prefeitura, transmitido pelas Rádios Pajeú e Cidade FM.
“Esse projeto vem atender uma demanda e uma necessidade não só educacional. Está atendendo toda uma população, vai para o âmbito social, humano e não há palavras para definir a sua grandiosidade. As oficinas mas não vem fechadas. Eles ouvem a população e sentem a necessidade, colocam os alunos nas ruas, fazem porta a porta e escutam a população. É um projeto que não fica dentro de paredes”, disse Rita Mendes.
Sérgio Matias destacou o fato de ser uma proposta pedagógica que tende a quebrar os muros da Universidade para a sociedade. “Esse acúmulo de conhecimento precisa de vazão. Não é um projeto rígido. Abre espaço para que o aluno sinta a comunidade. Construímos junto com a comunidade”.
São 60 estudantes, provenientes de 15 cursos de graduação, preparados para ministrar 34 oficinas em Jabitacá e Iguaracy. “Foram 2400 inscrições”, comemorou José Eduardo.
Uma das vantagens para os universitários é, além da integração, vislumbrar potencialidades e oportunidades no interior. “Às vezes você tem um profissional se preparando para uma área muito concorrida em Recife e ele pode perceber possibilidade de desempenhar aqui no Sertão”, acrescentou. Outra conquista é a de que os alunos se encontrem com o Sertão real, não o da TV.

Projeto “UFPE no Meu Quintal” foi encerrado em Iguaracy com plantios de mudas trazidas pela universidade, o ato simboliza o legado que o projeto deixará para os iguaracienses.
Fevereiro/2018
Encerrando a semana de atividades da 2ª edição do UFPE no Meu Quintal em Iguaracy-PE, nesta última sexta-feira (02/02), na Academia das Cidades, o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres e secretários de governo, participaram de mais uma ação dentro do Projeto UFPE no Meu Quintal. Foram plantadas na Academia das Cidades, 35 mudas de Ipê Amarelo, Ipêzinho e Pata de vaca, o plantio das mudas ficará como marca da passagem da UFPE em Iguaracy.
O dia para os alunos da UFPE começou com uma cerimônia de plantio de mudas trazidas pela universidade, o que simboliza o legado que esse projeto deixará para os iguaracienses.
É indubitável dizer que a semente do compromisso social e da boa vontade plantada pelo UFPE no Meu Quintal irá germinar e criar raízes que se estenderão na vida desses alunos muito além do ambiente acadêmico e profissional.
A equipe do projeto agradeceu a todos os habitantes de Iguaracy e Jabitacá pela recepção calorosa, agradeceu ainda ao prefeito Zeinha e sua equipe de governo pelo suporte que foi dado e que fez com que todo o projeto pudesse acontecer da melhor maneira possível.
O dia seguiu com algumas oficinas até que as atividades foram oficialmente encerradas com a última reunião diária para relatório. Nela os alunos trocaram depoimentos e experiências, onde reforçaram a importância que o projeto teve em suas vidas e o aprendizado que ele os trouxe. 

Secretária de Educação faz balanço final do projeto “UFPE no Meu Quintal” em Iguaracy.
Fevereiro /2018
Rita de Cássia que é secretária de educação no município de Iguaracy, disse que o resultado final do projeto “UFPE no Meu Quintal” foi bastante positivo. Disse que logo no início existiu uma grande preocupação se a comunidade iria interagir e se o governo municipal iria atender as expectativas da caravana da UFPE. Disse que toda a equipe de governo se engajou bastante, tanto na adequação das acomodações, como na alimentação e recepção, e que os ilustres visitantes se sentiram realmente em casa, e puderam realizar com maestria aquilo que vieram fazer.
“Foi superado as expectativas dos dois lados, eles trouxeram para a população aquilo que haviam prometido e nós fizemos a nossa parte da recepção, providenciamos a alimentação, o alojamento da forma que eles esperavam, as equipes de apoio de cada secretaria sempre em prontidão, a parte de limpeza e de toda a infraestrutura que o município tinha a oferecer de melhor, isso tudo foi colocado a disposição”, disse.
Segundo a secretária, alguns prefeitos da região entraram em contato no interesse de levar a caravana da UFPE para os seus municípios, mas quando ficaram cientes do alto custo, acabaram recuando. Rita disse que os gastos não foram a maior preocupação da prefeitura e que o prefeito Zeinha deu todo o suporte necessário, realçando que o prefeito sempre tem dito que “com educação não se gasta, se investe”.
Uma coisa que chamou a atenção da secretária foi que a universidade apesar de ter chegado com as 34 oficinas já prontas, todas moduladas e com os seus respectivos monitores, tiveram ainda a preocupação de visitar as comunidade e ouvir a população em seus anseios, dessa forma, fizeram de bom grado algumas mudanças e adequações nas oficinas e criaram até novas oficinas para atender as necessidades das comunidades.
Uma dessas novas oficinas que foram criadas através de uma parceria com Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e que foi um grande sucesso, foi a oficina de fabricação de vassouras com garrafas peti.
Segundo Rita, as mulheres gostaram muito de aprender a fabricar as suas próprias vassouras para utilizar no dia a dia e até para vender. Com o acréscimo das novas oficinas que foram criadas, Rita disse que o número de inscrições chegou a surpreendente casa de duas mil e quatrocentas pessoas, ficando a quantidade de inscritos muito balanceada em relação aos dois polos que foram realizados em Iguaracy e Jabitacá.
Rita disse que uma das grandes preocupações iniciais seria como fazer chegar às mãos dos mais de dois mil inscritos os seus respectivos certificados, isso logo após o término de cada curso para não ficar para depois. Então em uma dinâmica bastante arrojada e previamente elaborada, após o inicio de cada oficina, a sua equipe com a lista de frequência em mãos, já iam imprimindo os certificados. Então dessa forma, no final das primeiras oficinas quando os monitores da universidade viram que os certificados já estavam prontos para serem entregues, se surpreenderam com a agilidade da equipe de governo. Disse que foi uma felicidade muito grande por parte dos monitores entregarem eles mesmos, junto com os seus coordenadores, os certificados dos alunos. Disse que na ocasião todos puderam registrar através de muitas fotos este momento com muita satisfação. Segundo a secretária, este e outros pontos que foram pensados com antecipação, pegaram de surpresa a equipe da UFPE e isso foi um ponto muito positivo para a imagem do município.
Finalizando a nossa entrevista, Rita de Cássia fez uma importante observação sobre o precioso intercâmbio que existiu entre a caravana da UFPE com a comunidade de Jabitacá. Disse que pelo fato destes terem ficado hospedados no distrito, conhecido por ser muito hospitaleiro, fizeram logo muitas amizades, e que apesar do município ter colocado a disposição tudo o que necessitavam, em alguns momentos, os alunos da universidade (monitores), deixaram o conforto de seus alojamentos e estavam frequentando as residências das pessoas, onde lá almoçaram e até jantaram, e isso foi muito bonito e gratificante. Segundo Rita, certamente a Festa de Agosto em Jabitacá terá um maior número de turistas neste ano de 2018.