VOCÊ SABIA QUE O PROJETO EDUCAÇÃO NA RUA FOI CRIADO NA GESTÃO DE ZEINHA E ENVOLVE ALUNOS E COMUNIDADE?


VEJA MATÉRIAS RELACIONADAS:

Governo de Iguaracy realiza com sucesso o I EDUCAÇÃO NA RUA.
Junho/2017
Com Imagem da Serra do Monte Alegre e suas piscinas naturais, o Governo Municipal de Iguaracy através da Secretaria de Educação convidou toda a comunidade e na noite desta sexta-feira (02), deu início em praça pública à apresentação do Projeto Educação na Rua que trabalhou o tema "Caatinga: emoldurada num cenário de riqueza, força, vivacidade e beleza".
 
Com o foco na educação para uma convivência proveitosa com o Bioma da Caatinga e sua preservação, o Projeto Educação na Rua, contou com a participação de 9 escolas da rede municipal e estadual, onde levaram conscientização a centenas de pessoas que participaram do evento.
 
No próximo 5 de junho será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
Conforme explicou a Secretária de Educação Rita de Cássia Mendes de Melo Siqueira, o projeto Educação na Rua no município de Iguaracy aproveitou a vivência da Semana do Meio Ambiente e abordou o tema de maneira interdisciplinar e deu autonomia para que os professores pudessem com os seus alunos desenvolverem atividades diversas que se adequassem a realidade do meio ambiente em que vivem, e de uma forma integral, esta educação atingiu não apenas os alunos, mas também suas famílias e toda a comunidade escolar.
 
 Alunos da Professora Rosete juntamente com o Prof. Cícero, demonstram como
funciona um Carneiro Hidráulico para a captação de água.
“A educação não pode mais ficar apenas dentro da Escola, ela tem que transbordar, tem que sair de dentro das quatro paredes” disse à secretária que adiantou que este é o primeiro evento do projeto Educação na Rua e pelo sucesso, certamente outros virão. “Estamos trazendo para a praça o que foi trabalhado nas salas de aulas mostrando o que eles aprenderam e ao mesmo tempo repassando este conhecimento para que a comunidade participe proveitosamente e de uma forma interativa com o processo de aprendizagem”, concluiu Rita de Cássia.
 
Para o prefeito, José Torres Lopes Filho, que também esteve presente no evento, cuidar da Caatinga e aprender a conviver com ela sem agredi-la é uma responsabilidade de todos nós, “pude perceber a capacidade e a criatividade dos alunos na produção de todo o material apresentado e digo que todos estão de parabéns, a ideia de trabalhar este tema, aprender novas técnicas de convivência com a Caatinga e repassar este conhecimento para os seus familiares tem um valor inestimável”, disse o prefeito que através da Secretaria de Educação esteve patrocinado a confecção dos banners, toda a infraestrutura e logística para que o evento acontecesse.
 Do lixo ao luxo - reciclagem transforma descartáveis em brinquedos
Destaque especial para a Escolinha Nações Unidas, onde criancinhas  aprenderam na prática a importância da reciclagem e da preservação da natureza.
 
II Educação na Rua: Município de Iguaracy vivenciou a culminância do projeto “Minha Escola Lê”, com polos na sede e em Jabitacá.
Outubro/2017
O Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria de Cultura, realizou no município a culminância do Projeto Educação na Rua com o Tema: “Minha Escola Lê”, que foi vivenciado pelas escolas das redes municipal e estadual de educação.
A Educação na Rua é um projeto institucional da Secretaria Municipal de Educação que tem por objetivo transcender as paredes da escola trazendo para a rua os trabalhos realizados no âmbito escolar, divulgando as práticas pedagógicas vivenciadas por gestores, professores, alunos e todos que fazem parte do contexto escolar.
No primeiro semestre, a educação na rua vivenciou os conteúdos da área de ciências humanas e da natureza, com o tema CAATINGA: EMOLDURADA NUM CENÁRIO DE RIQUEZA, FORÇA, VIVACIDADE E BELEZA (VEJA AQUI). E, neste segundo semestre, contemplou a área de linguagem com o tema: MINHA ESCOLA LÊ.
A Secretária de Educação, Rita de Cássia, disse que o projeto teve por princípios integrar ações pedagógicas junto às escolas das redes municipal e estadual, no sentido de promover atividades no campo literário, bem como as plurissignificações da arte local e regional. Já o Prefeito Zeinha, que tem dado todo o apoio e suporte com infraestrutura e logística para que o evento acontecesse, disse que investir na educação é investir no futuro das crianças e isso o poder executivo tem procurado fazer com toda a dedicação e carinho.
O projeto que teve o apoio da Secretaria de Cultura, na pessoa de Edjanilson Rodrigues, foi divido em dois polos de apresentações que ocorreu em Jabitacá e em Iguaracy. Veja o que cada escola do município preparou para o momento:
Dia 05 de outubro de 2017 - Quadra Esportiva de Jabitacá
- A Escola Professora Judite Bezerra da Silva de Jabitacá, veio com o tema: “Encontro com a Poesia: o regate da identidade de um povo” e trouxe para o público as seguintes apresentações: Declamação de Poesias, Roda Literária, Recital, Teatro Cantado, Apresentação dos Poetas da Terra e Dramatizações.
- A Escola Municipal São Vicente da Caatingueira veio com o tema: “O mundo da Poesia tem Literatura de cordel, Poemas e Canções, preenchendo o nosso dia a dia” e trouxe para o público as seguintes apresentações: Recital com Literatura de Cordel, Poemas “As borboletas”, Matuto no Fitibó e Álbum Seriado.
- A Escola Daniel Gomes dos Santos do Sítio Caroá veio com o tema: “Poesia em Verso e Prosa”, e trouxe para o público as seguintes apresentações: A Casa de Vinícius de Moraes Cantada e Dramatizada.
- A Escola Manoel Cesário de Oliveira do Sítio Monte Alegre, trouxe para o público as seguintes apresentações: Recitação Dramatizada da Poesia “Leilão de Jardim”, Joaninha Diferente e Um Varal de Cordel.
- A Escola Municipal Santa Isabel do Picos, veio com tema: “Alfabetizando com Vinicius de Moraes e Literatura em Minha Escola” e trouxe para o público as seguintes apresentações: Poema de Cecília Meireles dramatizado “tanta tinta” e Roda de Poesia.
- A Creche José Torres Lopes de Jabitacá veio com o tema: “Encontro com a Poesia: O Resgate da Identidade de um Povo”, e trouxe para o público as seguintes Atividades Culturais: Declamação com os Poetas Francisco Quirino Filho (Iguaracy), Severino José e Roberto Catuaba (Jabitacá).
Veja fotos do evento em Jabitacá:
Sexta-feira: 06 de outubro de 2017 na Praça Antônio Rabelo em Iguaracy
- O Grupo Escolar Nações Unidas do Bairro Santa Ana, veio com o tema: “Um Conto em Poesia”, e trouxe para o público a seguinte apresentação: Dramatizações.
- A Escola José Luiz de França do Sítio Lagoa Nova, veio com o tema: “Poesias”, e trouxe para o público a seguinte apresentação: Declamação de Poesias.
- A Escola Mestre Antônio Felipe do Sitio Queimadas, veio com o tema: “Poemas” e trouxe para o público as seguintes apresentações: Teatro Cantado, Declamação de Poemas, Leitura: A Bailarina, Chico Bolacha e Dramatizações: A Borboletinha.
- A Escola José Virgíneo Nunes de Irajaí, veio com o tema: “O Fantástico Mundo da Leitura” e trouxe para o público as seguintes apresentações: Música - Aquarela e Exposição de Livros.
- A Escola Dr. Diomedes Gomes Lopes de Iguaracy, veio com o tema: “Uma Tenda Literária”, e trouxe para o público as seguintes apresentações: Dramatização e Recital de Poesia.
- A Escola Elpídio Leandro da Silva do Sítio Juá, veio com o tema: “O Gosto de Ouvir, Cantar e Recontar Histórias”, e trouxe para o público as seguintes apresentações: Contação de Histórias: João e Maria, Leilão de Jardim e Um Repente.
- A Escola José Alves Torres do Sítio Saco dos Bois, veio como o tema: “Viajando na Magia da Leitura e da Escrita”, e trouxe para o público as seguintes apresentações: Personagens do Conto Branca de Neve e Cinderela; Jogos Relacionados ao tema (02 a 03 anos); Varal de Poesia, Recitação de Poesia e Avental Gato Xadrez.
- A EREM Professora Rosete Bezerra de Souza de Iguaracy, veio com o tema: “Café Literário”, e trouxe para o público as seguintes Atividades Culturais: Declamação com os Poetas Francisco Quirino Filho (Iguaracy), Francisca Araújo (Irajaí ) e Roberto Catuaba (Jabitacá) e também a Apresentação Teatral: Cia Art. Fulô de Mandacaru (Ingazeira).
Veja fotos do evento em Iguaracy:
Durante o evento que contou com a participação de várias pessoas, foram apresentadas modalidades de leitura, interpretação, produção e escrita, teatro, música, e oficinas de contação de histórias no tocante a cada ciclo de aprendizagem, voltado para o dinamismo, e a inclusão dos educandos com a comunidade local.
A rede de ensino, com a coordenação da Secretaria de Educação do município, utilizou-se de uma perspectiva transversal e multidisciplinar, promovendo a ludicidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a permitir que, através da leitura os educandos possam participar ativamente da vida social, alargando sua visão de mundo na perspectiva crítico reflexiva, depreendendo de uma maior compreensão de si mesmo e do mundo que o cerca, fomentado pelas diversas práticas de leitura e escrita.
A Educação de Iguaracy hoje realmente vivencia “um novo tempo e uma nova história”. Antes nunca se viu tamanha interação entre as escolas do município, alunos, educadores e comunidade. Governo Municipal fazendo a diferença também na Educação. Parabéns ao prefeito Zeinha, a Secretária Rita de Cássia, diretores, professores, alunos e todos os envolvidos neste brilhante projeto. 
 

II Edição do EDUCAÇÃO NA RUA reúne centenas de pessoas em Jabitacá e Iguaracy. O evento que mobilizou 14 escolas municipais e 2 estaduais foi um grande sucesso.
Setembro/2018
A Rede Municipal de Educação, com o intuito de inserir a arte do cinema no processo de ensino aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar como meio de aproximar o público estudantil na narrativa áudio visual, mobilizou as 14 escolas municipais e as 2 estaduais com o Projeto “A Arte da Educação no Mundo do Cinema”.

Cinema em Jabitacá

Cinema em Iguaracy
As escolas trouxeram para Praça Antônio Rabelo-Iguaracy e Izauro Torres – Jabitacá, através da II Edição do “Educação na Rua”, documentários realizados por professores e alunos os quais oportunizaram aos mesmos o acesso ao conhecimento da linguagem áudio visual, apresentando assim o cinema ao público alvo como sendo uma fonte de cultura promovendo assim a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de laser aos alunos da rede de ensino e desenvolvendo a partir do gosto pelo cinema o senso critico estético e cultural sobre o mundo que o cerca.








III Educação na Rua aconteceu com sucesso em Jabitacá. Nesta quarta-feira, toda a estrutura desembarca na cidade de Iguaracy.

Outubro/2019
O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou ontem (07), no Distrito de Jabitacá, a III Edição do Educação na Rua, que está trabalhando o tema "Saboreando a Poesia".
O evento que contou com a presença de uma multidão de espectadores, entre alunos, familiares, equipe docente e comunidade em geral, contou ainda com a presença do prefeito Zeinha Torres e da primeira-dama Mary Delanea.
Segundo a secretária, Rita de Cássia, a Educação na Rua, que também acontecerá no centro de Iguaracy, nesta quarta-feira (9), é um projeto institucional da Secretaria Municipal de Educação que tem por objetivo transcender as paredes da escola trazendo para a rua os trabalhos realizados no âmbito escolar, divulgando as práticas pedagógicas vivenciadas por gestores, professores, alunos e todos que fazem parte do contexto escolar.
O prefeito Zeinha Torres, em todas as edições tem dado todo o apoio e suporte necessário com infraestrutura e logística para que os eventos aconteçam da forma mais positiva possível. Para o Governo Municipal de Iguaracy, investir na educação é investir no futuro das crianças e isso o poder executivo tem procurado realizar com toda a dedicação e carinho.
Veja imagens do evento abaixo:














Noite de muita poesia durante a III Edição do Educação na Rua. Saiba quem são os poetas e poetisas.

Outubro/2019
Sobre os declamadores da  III Edição do Educação na Rua, do polo de Iguaracy, a  secretária de Educação de Iguaracy, Rita de Cássia,  disse que todos são alunos de escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino e que no decorrer do projeto "Saboreando a Poesia" produziram os poemas, alguns deles foram os produtores e foram também os declamadores da poesia e outros declamaram apenas as poesias que foram produzidas pelos colegas.
Rita disse que esses alunos foram selecionados nas escolas e participaram das oficinas de poesia para aprimorarem as produções e as declamações.
A secretária fez um agradecimento aos alunos que participaram das declamações: Pedro Gabriel, 7º Ano da Escola Dr. Diomedes, Luana Martins, 4º Ano da Escola Dr. Diomedes, Maria Gabriela, 5º Ano B da Escola Dr. Diomedes, Maria Gabrielly, 5º Ano Escola José Luiz de França, Grazielle Góis, 5º Ano da Escola Mestre Antônio Felipe, João Luiz Costa, da Escola José Alves Torres, Ana Kelly Macena, 4º Ano da Escola Elpídio Leandro, Camila Cândido, 3º Ano da Escola José Virgínio Nunes, Rita de Cássia, 7º Ano, da Escola Dr. Diomedes, Naiane Beatriz, 7º Ano B da Escola Dr. Diomedes, Lucimara Lira, 2º Ensino Médio EJA Erém Professora Rosete Bezerra e Paulo Roberto, 3ª Fase EJA da Escola Dr. Diomedes.
No encerramento, os poetas receberam das mãos das autoridades presentes um livro que foi confeccionado pela Secretaria de Educação com todos os poemas recitados no evento.

Saboreando a Poesia - Governo Municipal confecciona livro com os poemas da III Edição do Educação na Rua
Outubro/2019
"Envolvidas por todos os sentimentos que nos toca com tanto talento poético não poderíamos deixar de registrar os encantos e as belezas dessas poesias e todo resultado desse belo trabalho, sendo assim, foi produzido o livro "Saboreando a Poesia" com todos os poemas e a biografia de cada um dos autores para que possamos nos deleitar não só neste evento mas sempre que sentirmos a necessidade de ler e de se emocionar com uma boa poesia", disse a secretária.
No encerramento do evento, os poetas receberam das mãos das autoridades políticas presentes, um exemplar do livro confeccionado pela Secretaria de Educação com todos os poemas recitados no evento. Participaram do momento o prefeito Zeinha Torres e os vereadores Manoel Olímpio e Tenente. 

Secretária agradece ao prefeito Zeinha e a todos que contribuíram com o sucesso da III Edição do Educação na Rua
Outubro /2019
Rita de Cássia fez um agradecimento a todos que participaram intensamente do processo literário e que com o coração e a alma contribuíram para esse resultado, "a vocês alunos que são os principais agentes de transformação da nossa sociedade, aos professores incansáveis na luta por uma educação de qualidade, equipe gestora, equipe da secretaria de educação e esportes, aos pais que são fundamentais neste processo de aprendizagem, as escolas que estão aqui representadas pelas suas equipes, todas as secretarias parceiras que sempre estão conosco nos eventos.
e um agradecimento muito especial a José Carlos, coordenador do Grupo Infância Rimada da cidade de Tabira, que esteve conosco ministrando as oficinas de poesia para os nossos alunos", encerrou a secretária.
Toda a logística foi através do apoio do prefeito Zeinha, em relação aos gastos, foram totalmente dentro dos limites e tudo confeccionado pelos professores e pelos alunos.










III Edição do Educação na Rua reúne uma multidão em praça pública de Iguaracy.
Outubro/2019
O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou ontem (09), na praça Antônio Rabelo, a III Edição do Educação na Rua, que está trabalhando o tema "Saboreando a Poesia".
O evento contou com a presença de uma multidão de espectadores, entre alunos, familiares, equipe docente e comunidade em geral.
A Secretária de Educação, Rita de Cássia, disse que foi com muito entusiasmo e orgulho, que ao lado do prefeito Zeinha Torres e toda a comunidade escolar, realizou a III Edição do Educação na Rua.
Em conversa com o nosso blog, Rita disse que o Educação na Rua é um projeto que foi idealizado no início de 2017 e tem como foco principal transcender os muros das escolas e mostrar para toda a comunidade uma mostra do excelente trabalho realizado pelos professores da Rede Municipal de Educação.
Na sua primeira edição realizada no mesmo ano de sua idealização, o projeto veio com o tema "Minha Escola Lê" que trabalhou de forma lúdica e dinâmica, a diversidade textual aliando as modalidades de leitura, a interpretação, a produção, a escrita, ao teatro, a música, e as oficinas de contação de histórias.
Na segunda edição, a secretária disse que o projeto viajou nos encantos cinematográficos com tema "A Arte da Educação no Mundo do Cinema" e trouxe para a rua curtas-metragens produzidas das escolas pelos alunos e responsáveis, relatando histórias e vivências locais.
Já neste ano, Rita disse que o projeto viajou nos sentimentos mais profundos representados através de um gênero que é tão nosso e que está tão enraizado na nossa região que é a poesia.
Com o tema "Tradições e Traduções de Pernambuco: Diversidade de um Povo", através da Sorveteria da Leitura que hoje é um projeto que se tornou uma política pública no município, o projeto esteve contemplando o grupo de declamadores "Saboreando a Poesia" que declamaram poesias retratando toda a essência pernambucana.
O evento contou também com a apresentação cultural, da Dança do Boi Bumbá, através dos alunos do Pré II "B" da professora Patrícia Rabelo e os alunos do Pré II "D" da professora Ruana Katiúsia do Grupo Escolar Nações Unidas.
O momento de encantos foi encerrado com a apresentação da querida poetisa e professora da Escola Dr Diomedes Gomes Lopes, Francisca Araújo.
Ao final, a secretária nos convidou a visitar os stands onde estavam expostos os trabalhos realizados pelos alunos nas escolas.
Veja imagens do evento: